Os Maiores Desafios da Segurança do Trabalho

A nossa profissão como técnico de segurança no trabalho pode ser considerada nova, pois teve inicio com o famoso inspetor de segurança que não realizava nenhuma interferência no local de trabalho. Depois de um tempo tivemos o fiscal do trabalho até chegarmos no tão conhecido técnico em segurança do trabalho que é nossa tão amada profissão.

Ser um bom técnico em segurança do trabalho não é tão fácil né, mas é possível com algumas atitudes e comportamentos.
Eu separei para abordar neste artigo o que para mim são os 3 maiores desafios na área de segurança do trabalho.


Lidar com as responsabilidades que a profissão exige – É uma das profissões que atribuem grandes responsabilidades ao profissional. No campo exigido, ele é responsável por vários tipos de documentos, na prática eles devem ser habilitados, visitar os pisos da fábrica, dialogar com funcionários e são a ponte com a gerência superior. A adoção de segurança e prevenção de políticas não é fácil, começando pela administração de recursos que geralmente não fazem parte dessa cultura. A participação de todos também depende de como o profissional gerencia seu time para trazer resultados mais positivos.

Riscos ambientais que o local tenha – O trabalho do técnico de segurança ocupacional é identificar, controlar e monitorar vários riscos ambientais na empresa, coordenar toda essa informação e agir não é uma tarefa fácil, é difícil para uma empresa ter todos os riscos, mas cada agente é meticuloso e merece atenção por sua eliminação ou controle. O técnico também atua na área prática e teórica para gerenciar cada risco e seus agentes.

Lidar com outras pessoas – Esta é a tarefa mais difícil, que é inerentemente complexa porque lidar com uma pessoa não é uma tarefa fácil. O técnico de segurança deve agir como um pequeno psicólogo, um amigo, um irmão e até mesmo um pai que ajuda os outros. No local de trabalho há um grupo muito heterogêneo, é impossível agradar a todos e sempre ter um que contamina os outros com uma opinião ou atitude negativa e, em seguida, o sistema torna-se incompleto ou imperfeito para alguns que não estão trabalhando em conjunto com a melhoria contínua.

As atitudes do profissional técnico em segurança devem servir como exemplo para os demais para que isso se torne uma referência entre os outros profissionais da empresa.

O técnico de segurança no trabalho tem muitos desafios à frente, mas não basta desistir, porque em todas as áreas há desafios ou complexidades que precisam ser enfrentados e não evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário