Importância da CIPA para as Empresas

A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e tem sua regulamentação pela norma regulamentadora 5 do Ministério do Trabalho e Emprego que você pode verificar através deste link.

A comissão CIPA é um dos maiores aliados da Segurança do Trabalho, pois a empresa que tem uma CIPA atuante já sai na frente nas questões de prevenção de acidentes e doenças do trabalho fazendo do local de trabalho um ambiente bem mais seguro.


Quais os objetivos da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é uma das mais importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Seu principal objetivo é fazer compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do colaborador.

O foco é que empresa e colaboradores trabalhem juntos na tarefa de evitar acidentes e aumentar a qualidade do local de trabalho.

A CIPA é uma ferramenta de prevenção de muita importância e responsabilidade nas empresas.

A CIPA é formada por membros representantes dos trabalhadores através de votação. São, em sua maioria, pessoas "exemplos" ou "referências" dentro do "chão de fábrica" e dessa forma a comunicação, levantamento e fiscalização torna-se mais fácil. O empregador também pode indicar funcionários para compor a CIPA.

Funções da CIPA

Entre as principais funções da CIPA nas empresas podemos destacar:

  • Fiscalização permanente nos postos de trabalho;
  • Auxílio na implementação de novas ações de prevenção de acidentes;
  • Fiscalizações preventivas como em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI;
  • Supervisão do cumprimento das regras de segurança;
  • Incentivo à participação dos trabalhadores nas campanhas internas de prevenção de acidentes do trabalho como a SIPAT ou de qualidade de vida;
Como bem vimos a CIPA é uma das principais ferramentas que a empresa tem para poder melhorar o ambiente de trabalho com objetivo de proporcionar um ambiente bem mais seguro a todos os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário