Para que serve a segurança do trabalho

Neste primeiro artigo do meu blog eu resolvi iniciar falando sobre a segurança ocupacional, ou segurança do trabalho como é mais conhecida.

A segurança ocupacional opera de maneiras diferentes dentro da empresa e sempre tenta se adaptar o local de trabalho ao trabalhador.

A segurança no trabalho pode ser entendida como uma série de ações e atitudes que são  realizadas para reduzir acidentes de trabalho e doenças profissionais, como objetivo de proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.


Objetivos da segurança ocupacional

A atuação da segurança no trabalho é a identificação, avaliação e controle de situações de risco enfrentadas pelos trabalhadores em suas atividades de trabalho. Ao mapear os riscos, a equipe responsável cria um conjunto de padrões, procedimentos e ajustes físicos no ambiente de trabalho, reduzindo os riscos associados a cada atividade.

Atuação do profissional técnico em segurança do trabalho

O profissional de segurança ocupacional possui uma ampla gama de atividades. Ele geralmente trabalha em fábricas de alimentos, construção, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, empresas de mineração e empresas de mineração e também pode operar em áreas rurais de empresas agroindustriais. Em resumo, onde há um trabalhador, também deve haver um profissional da segurança no trabalho para atuar na prevenção de acidentes.

O que é um acidente no trabalho?

Podemos definir como acidente trabalho: qualquer lesão corporal, mau funcionamento que pode levar a uma redução ou perda de capacidade de trabalho, seja temporária ou permanente, a morte que ocorre quando o empregado atua fora do trabalho, quando o funcionário faz uma viagem de negócios, um acidente de trajeto (volta ao lar ou a casa), ou uma doença devido à natureza ou condições de trabalho.

Como minimizar os custos de acidentes e doenças no trabalho?

A melhor maneira de minimizar os custos da empresa com acidentes é investir na prevenção. Muitos empregadores têm o equívoco de que devem reduzir seu investimento em equipamentos de proteção pessoal e introduzir medidas de segurança profissionais. O custo de um acidente pode causar inúmeros danos à empresa. E o pior dano não é o material, mas o pessoal, porque é impossível calcular o valor de uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário